quarta-feira, 28 de abril de 2010

Primeira aventura...


A minha primeira aventura no Caminho de Santiago foi… simplesmente inesquecível!
Remontando ao ano de 2003… andava eu a navegar nas páginas da net, empenhada na pesquisa sobre as belezas dos Castelos Portugueses (pois seria esse o meu destino de férias), quando me surgiu um link “Caminho de Santiago”, associado ao Castelo de Palmela. Na altura, cliquei e li algumas informações sobre o Caminho, despertando alguma curiosidade sobre o mesmo, ficando com a ideia de que poderia ser uma boa aposta para o futuro… fazer o Caminho de Santiago. Entretanto, lá continuei a minha pesquisa sobre os nossos Castelos… mas a ideia do Caminho não me saía do pensamento…
Até que, em Junho, abandonei a ideia dos Castelos, chegando à conclusão que era a altura ideal para fazer o Caminho de Santiago, impulsionada pela conjuntura da minha vida pessoal… era altura de pensar e reflectir sobre a minha vida!
Comecei a recolher toda a informação possível sobre o Caminho de Santiago, construí o meu guia do Caminho… até que me lembrei de um pequeno pormenor: seria eu capaz de fazer o Caminho sozinha?!! Claro que sim! Apoiada pela família e pelos amigos, lá parti em direcção a Santiago, muito ansiosa pela aventura que iria viver.
O meu ponto de partida seria Ponferrada, a 205 kms de Santiago. O primeiro contacto com o Albergue de Ponferrada foi fantástico, o ambiente de festa que se sentia era contagiante, Peregrinos extremamente cansados e com bolhas nos pés esboçavam sorrisos luminosos, que iam contagiando os Peregrinos que, tal como eu, tinham escolhido Ponferrada como seu ponto de partida.
Não vou maçar-vos com o meu diário, pois seria demasiado extenso… Aqui deixo apenas alguns dos momentos mais marcantes desta minha aventura:
- Chegada ao Albergue Ave Fenix de Villafranca del Bierzo: recebida pela Anna (hospitaleira) que me retirou a mochila das costas e me deu duas fatias de melancia fresca e dois biscoitos.
- Subida do Cebreiro: a meio, fiz uma distensão muscular na perna esquerda, dificultando imenso a caminhada; nesse momento, coloquei toda a aventura em causa: “só alguém sem juízo é que parte sozinha”, “não vou conseguir caminhar muito mais”, até que, vindo não sei de onde, aparece um rapaz com um ar fresco e com um grande sorriso que me diz que já falta pouco para chegar e me deseja “bon camiño”. Incrédula lá continuei e quando me deparei com o Cebreiro, separados apenas pela estrada, deixei-me cair para trás, apreciando a sensação de simplesmente ter conseguido chegar…
- Triacastela: primeira missa do Peregrino, assistida na companhia de uma boa amiga que conheci no Caminho: Mari.
- Portmarin: o meu amigo Antonio reservou uma cama para a “portuguesita” e com o grupo dele passei uma tarde fantástica na piscina… no relax!
- Melide: encontro com grupo maravilhoso de Sevilha que acompanhei até Santiago.
- Monte do Gozo: paragem para reflectir o que tinha vivido no Caminho… um momento a sós para me encontrar com Ele…
A chegada a Santiago foi… emocionante! As lágrimas correram só de avistar as torres da Catedral… A sensação de atravessar a Porta do Camiño foi arrepiante… As forças que consegui ter, apesar da perna ligada, para correr para o centro da Praça do Obradoiro e me deitar no chão a contemplar aquele local sagrado…
Sabia que Santiago já estaria há muito à minha espera… tal como diz o ditado popular: “Antes de abraçares Santiago, já ele te abraçou”. E que sensação… senti mesmo que me abraçou, dando-me forças para continuar o meu Caminho, apesar de todas as dificuldades que possa ter que enfrentar, desde que tenha Fé… tudo conseguirei!

Sem comentários:

Enviar um comentário