quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Monte do Gozo a Santiago de Compostela (06/06/2010) - 6,31Km




Foi espectacular! Sabem o que é acordar e saber que só faltavam 6km para chegarmos a Santiago? é muito bom! Depois de nos termos rebentado todos no dia anterior, lá acordámos cheios de ânimo para irmos para Santiago! Imaginem que nem tomámos o pequeno-almoço!


Os peregrinos ao chegar a Santiago, devem dirigir-se à Oficina do Peregrino, na Rua do Vilar, para receber a "Compostela" e depois de ter a compostela, então vamos para a Catedral cumprir os rituais e mais importante que isso, participar na Missa do Peregrino. Como já conhecíamos a "vida de peregrino" sabiamos que as"collas", as filas, são muito grandes, por isso saímos do Monte do Gozo, por volta das 7.30h e fomos direitinhos à oficina do peregrino. A fila não era muito grande, mas já devíamos ter umas 50 pessoas na nossa frente. Lá fomos guardando vez, enquanto uns iam comer, outros ficavam e finalmente chegou a nossa vez! Mais uma Compostela, a 3.ª para mim e para o Fernando, para a Sandra acho que foi a 4.ª...


Já com a Compostela em nosso poder, fomos arranjar um parque para as bikes, pois não podíamos entrar com elas na catedral. Depois de as deixarmos arrumadinhas, no parque Joan XXIII, dirigimo-nos para a Praça do Obradoiro, e foi aqui, ao sair do parque, depois de 292.92Km em cima da bicicleta, por caminhos e pedras, entre subidas e descidas, que eu vim cair! Sim, perceberam bem, caí! Tropecei no passeio, quando ía distraída arrumar uns papéis na carteira e esfolei os dois joelhos e as mãos! Incrível, não é? Acho que depois destes dias deixei de saber caminhar, já não sabia andar sem a bike!!! :=)


Fomos depois para a praça da Quintana, onde fica a Porta Santa, que foi aberta, no séc. XVII, perfurando a velha parede românica de forma a criar um acesso directo desde a Praça até à cripta. No pórtico, a presidir o conjunto, está a imagem de Santiago e dos seus dois discípulos, Atanásio e Teodoro com roupas de peregrino. A Porta santa só abre durante o Ano Santo, na tarde do dia 31 de Dezembro. Também para entrar aqui é preciso suportar uma grande Colla... mas foi bom, relaxar, fotografar, acho que até nos esquecemos do que sofremos para lá chegar :=) Depois de entrar, estivemos na Catedral, onde abraçámos o apóstolo, visitámos o túmulo e assistimos à Missa do Peregrino, que é sempre um momento emocionante! Com direito a ver o botafumeiro e tudo!!


E assim, se cumpriram todos os rituais de um peregrino, que só quem experimenta consegue avaliar o valor que tem!


Depois, do almoço, mais uma aventura, para conseguirmos meter as 3 bicicletas e 7 pessoas no jipe, mais as tralhas todas... mas conseguimos! E graças a Deus e ao apóstolo Santiago, fizemos uma boa viagem de regresso até casa...

Sem comentários:

Enviar um comentário