segunda-feira, 31 de maio de 2010

Estreia absoluta


Apesar de já ter feito o Caminho três vezes, esta será a minha estreia como "bicigrina"!!! Confesso que me sinto um pouco apreensiva sobre a minha real capacidade de conseguir aguentar o esforço físico de pedalar de Astorga até Santiago... tenho treinado bastante nestes últimos tempos...

Obviamente que, além da preparação física, os materiais são igualmente importantes, por isso, nada como umas compras para reforçar os equipamentos!

Olho para a bike... para os alforges... e para o material específico de cycling e até me sinto quase uma profissional!!! :p

Vamos ver como corre...

Últimos preparativos...

Olá! Cá ando eu ainda nos últimos preparativos para a nossa aventura! :) Já tratei de retirar algum peso aos alforges que, ontem, habilmente consegui encher... afinal, no indispensável conseguimos ainda encontrar coisas dispensáveis!
Amanhã de manhã, parto rumo a S. Pedro para, junto com os meus companheiros, partirmos até Aveiro, dando assim início a esta aventura! Depois, seguimos para o Porto... Vigo... e... finalmente... Astorga!

Prontinhas!


E pronto, finalmente as bicicletas estão prontas, depois de muito arrumar e desarrumar alforges, conseguimos finalmente tê-las prontinhas arrancar...
Estou entusiasmada com a viagem, na expectativa do que irá acontecer, regressar ao caminho, depois de 6 anos, numa experiência nova... Vou com a certeza de que, a música que a Sandra inseriu no blogue, nunca esteve tão certa: "onde Deus me levar".
Não sei quando voltaremos a dar notícias, mas será tão breve quanto possível, sei que vão ficar todos a torcer por nós! Isso vai servir-nos de consolo, acreditem! Obrigado pela força que nos têm dado! Até já, algures no caminho!

A 24 horas da partida!

Faltam 24 horas para sair de casa, deixar as minhas princesas... esta sim, vai ser a parte mais dura do caminho!
Amanhã a esta hora vamos sair de casa em direcção a Aveiro, a questão da boleia está ultrapassada, o meu tio não vai para o Porto, mas vai levar-nos Aveiro, primeira etapa deste caminho!
A Sandra vem cá ter por volta das 10h, para preparar tudo com o Nando, eu vou trabalhar de manhã e arrancamos às 13 horas.
Falta pouco, muito pouco!

domingo, 30 de maio de 2010

A encher os alforges!


Dizia eu, que os meus companheiros queríam levar coisas de mais? Não sei porquê, mas estou com uma certa dificuldade em meter tudo nos alforges! Decidi dividir o equipamento para andar de bike, da restante roupa, mas parece que ambos os alforges ficaram logo cheios, vou precisar de me organizar muito bem, quem sabe até deixar algumas coisas atrás, mas tenho tão poucas :)
A bicicleta do Fernando está prontinha, é só pegar nela e andar, a minha está quase pronta, mas passei o final de domingo a fazer malas, para as meninas irem para casa dos avós, para Santiago, para a escola, etc... claro que quando chegou a vez das minhas coisas, já não me consegui orientar, mas amanhã vou acabar de resolver isto, para já está alinhavado!
Sandra, presumo que tenhas tudo pronto, como sempre!
Apesar do aperto no coração, estou ansiosa por iniciar esta aventura, descobrir novamente o caminho, num momento em que tomei uma decisão difícil, vai ser muito bom, fazer o caminho, sentir o caminho... deixar que o caminho me faça!

Primeiros imprevistos!

Boa noite,
Começam os primeiros imprevistos nesta jornada, que se aproxima. Como já vos tinha contado, estava previsto irmos até Aveiro de carro e depois o meu tio que vem todos os dias do Porto,trazia o carro, mas, afinal o meu tio está de férias e não vai para o Porto, logo não passa em Aveiro...
Precisamos de alguém que nos leve ao comboio! Jáa tentámos várias pessoas e está difícil, mas vai-se resolver, tenho a certeza! Nada que nos faça desanimar! Até breve.

sábado, 29 de maio de 2010

Deixa que o Caminho te faça


O Caminho e a Vida estão muito relacionados.
A Vida, o Caminho andado e por andar são oportunidades, tempo para nos construirmos como pessoas mais autênticas. Os peregrinos contam e sentem o crescimento do ser...
A pressa faz-nos chegar a nada sem passar por sítio nenhum.
Chegar a Compostela de verdade é descobrir que caminhamos o tempo todo nas mãos de Deus. Se souberes olhar para dentro, descobrirás que não foste tu quem fez o Caminho, foi o Caminho que te fez a ti.
O ritmo do Caminho será marcado pelos teus pés e pelo teu coração, sentido a cada passo: Caminho, Vivo e Amo.
O Caminho motiva, mas és tu quem andas.
O Caminho é duro, mas tu és mais forte. Ele conduz-te, mas és tu quem chegas.
Ele oferece-se a ti para te fazer chegar, antes de mais, a ti mesmo.

Deixa que o Caminho te faça.
Deixa a Vida dizer-te o seu segredo.

Senhor, eu conto contigo na minha jornada!

Extracto do meu diário de 2004!

Dia 21/Xulho/2004 - 19h
"Ai, ai, ai! Dói-me tudo! Estou completamente esbagaçada...
Valeu a pena prepararmos tudo ontem, não perdemos tempo no caminho, saímos de Portomarín eram 05.00h, caminhámos como loucos, sem parar, parámos apenas na fonte do peregrino, em Ligonde e logo seguimos, o objectivo era claro: conseguir um lugar no albergue de Palas e conseguimos, que bom! O preço é que foi alto, fizemos mais ou menos 5km por hora, completamente carregados, não sei como consegui caminhar tanto, agora tenho duas bolhas gigantes nos pés, duas em cada pé, já tratei delas, mas continuam a doer...ai...
As dores musculares também estão em alta, dói bué! o pior +e o meu joelho esquerdo, que está muito inchado, espero que amanhã esteja melhor... O Nando não tem bolhas, mas também está todo partido..."
Até me arrepio, ao pensar que daqui a 4 dias, devo estar nestas condições!

sexta-feira, 28 de maio de 2010




Uma música inspiradora... que será cantada no Caminho!!! :)

Sentido...



O Caminho de Santiago inicia-se no coração... começa à porta de casa... e faz-se sob os nossos passos...

Mais preparativos...


Como em todas as equipas, as tarefas são distribuídas... Fiquei como responsável dos primeiros socorros e acabei de preparar a nossa pequena farmácia. No seu interior: ligaduras, pensos compeed, betadine, soro fisiológico, brufen, voltaren, bepanthene, picalm, ulcermin, protector solar... Não sei se me falhou alguma coisa...

Preparativos...

Olá!
Ontem, lá nos juntámos mais uma vez... não para treinar, mas para ir às compras! ;) Além do material próprio para as bikes (escolhido pelo nosso bike-professional), os cestos saíram cheios com calções, camisolas, impermeáveis, coletes reflectores, toalhas, meias, barras energéticas e pastilhas isostar... acho que todos nós já temos o material necessário! Agora, é tempo de encher os alforges! :)

Últimas compras!


Ontem fomos a uma loja de desporto, comprar alguns artigos que nos faltavam, uma impermeável, algumas bebidas energéticas, essas coisas sempre necessárias, para quem faz grande esforço físico. A Sandra foi connosco e aproveitou também para fazer as compras de última hora, foi das poucas vezes em que nos conseguimos juntar os três para tratar desta aventura...
Quem já foi peregrno sabe, como é difícil escolher o que levar, ver quanto pesa, escolher coisas para ficarem por excesso de peso, não é fácil :) eu sou muito prática, quero levar o minímo possivel de coisas, mas pelo que vi ontem, os meus companheiros, querem levar coisas demais... acho eu!
Este fim de semana, vamos ficar por casa e preparar tudo o que é necessário para a viagem, já tenho algumas coisas nos alforges, mas ainda faltam muitas mais.
Hoje a ver a página do facebook da Sandra encontrei esta foto no álbum dela, da abertura do ano santo de 2010, pensei... "encaminho-me em 2010!"

Confissão...

Confesso que não tenho tido muito tempo para actualizar o blog e colocar aqui mais posts... graças à Inês, há sempre alguma novidade! :) Obrigada, Princesa! Vou dedicar-me um pouco durante este fim de semana... o que antecede a nossa aventura!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Planos de viagem

Olá,
Como prometido, cá estou eu,(embora atrasada em relação ao dia prometido!)para vos contar os planos da nossa viagem.
Vamos sair daqui no dia 1 de Junho, depois do almoço, vamos até Aveiro de carro, para apanhar o comboio urbano das 16.19h para o Porto. Depois no Porto,apanharemos o comboio internacional Porto-Vigo que parte às 17.55h e chega a Vigo às 22.12h (hora espanhola).
Depois de estarmos em Vigo, não há ligação para Astorga nesse dia, por isso não temos outra solução senão passar a noite na estação de Vigo, para seguir para Astorga no dia 2, pelas 09.00h.
E são estes os planos de viagem, vamos ver se se concretizam!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Faltam 8 dias!


Faltam oito dias, para iniciar esta aventura! Aproxima-se a passos largos e tenho que vos confessar, que começo a ficar com o coração apertadinho, é a primeira vez que vou ficar tantos dias sem as minhas meninas...
Prometo vir todos os dias, contar dos nossos planos, já que os meus companheiros andam desaparecidos, agora que iniciámos a contagem decrescente. Amanhã cá estarei, para vos contar os planos para a viagem!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A segunda experiência...

A segunda minha segunda experiência como peregrina de Santiago de Compostela, foi em 2004, na semana anterior à Festa de Santiago, que é a 25 de Julho, não sei precisar exactamente em que dia saímos daqui, mas sei que chegámos a Santiago no dia 24 de Julho.
Eu e o Fernando, estavamos casados à menos de um ano e estavamos a decidir o que fazer nas nossas primeiras férias juntos, tinha que ser uma coisa pouco dispendiosa, porque o dinheiro era pouco e andámos a economizar para comprar uma televisão e um dvd, em vez de irmos de férias... Eu já lhe tinha contado a minha experiência com os caminheiros e em conversa decidimos fazer o caminho os dois.
Foi muito bom, porque fazer assim com 1 ou 2 pessoas é totalmente diferente de fazer num grupo grande, como fiz a primeira vez. O Fernando também gostou, mas isso há-de ele contar-vos, espero eu.
Neste caminho, conhecemos alguns peregrinos de quem ficámos amigos, o Salvador e a Teia, brasileiros, residentes em Londres e o Santiago, um espanhol de Figueras, a terra de Salvador Dali, como ele sempre dizia :) Ainda mantemos contacto com eles!
Coisas do caminho...
Brevemente vou escrever um excerto do meu diário do caminho.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Assustou-vos?


Então? Ficaram assustados com o perfil destes primeiros 20 km, não? Eu fiquei! A minha esperança é que no primeiro dia, espero estar "fresca" e preparada para iniciar a viagem... Aproxima-se mais um fim de semana de preparação! Aproveito e deixo aqui o perfil de todo o percurso.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

De Astorga a Santiago


Quando decidimos fazer o caminho de Santiago em bicicleta, como a Sandra já contou, havia a dúvida de "Onde começar?"... Para se receber a Compostela, é necessário fazer no mínimo 200km em bicicleta, assim, deviamos começar em Ponferrada, mas a Sandra, sem saber muito bem porquê, queria começar em Astorga, porque achava que Astorga é brutal... e quando ela diz que uma coisa é brutal, é melhor pensarmos... Ok, então começamos em Astorga! Agora estamos a planificar a viagem até Astorga.
Dia 3 de Junho é feriado, dia do Corpo de Deus, uma quinta feira, então a ideia era tirar um dia de férias (dia 4) e fazermos o caminho de 3 a 6 de Junho, quatro dias a andar de bicicleta, para fazer os 255km, aproximadamente.
Assim, reservamos o dia 2 para as viagens, de maneira a estarmos em Astorga, no final do dia, prontos a iniciar o caminho a 3 de Junho.
Pelo que vejo, nos horários do comboio, temos que apanhar o comboio de Vigo para Astorga às 9h da manhã do dia 02 de Junho, assim, considerando que o ultimo comboio para Vigo sai do Porto às 17.55h, só nos resta apanhar esse comboio, o que já nos obriga a sair de casa, no dia 01, por volta das 16.00h... mais uma noite, sem as minhas filhas :( assim será...
Partindo de Astorga, a nossa ideia é chegar a Villafranca del Bierzo, no primeiro dia, fazer 86,4Km... vamos ver se conseguimos, os primeiros 20 são sempre a subir...

sábado, 1 de maio de 2010

A um mês...

Estamos precisamente a um mês de distância desta nossa aventura!!! :) Muitos pormenores ainda têm que ser tratados... mas já temos credencial de ciclista!!!

Como tudo começou...

Um dos meus objectivos para 2010, projectado há muito (talvez desde 2006 - última vez que fiz o Caminho), seria fazer o Caminho Francês completo... desde Saint Jean Pied de Port! No entanto e para que fosse possível, teria que, obrigatoriamente, dispender 25 dias de férias para esta aventura... mas, este ano, é também um ano muito especial para os Escuteiros da Região de Viseu, pois temos o nosso XIII ACAREG, onde estou envolvida. Assim, só poderia dispender 18 dias para fazer o Caminho... e a pé... era impossível! Lembrei-me de percorrer o Caminho de bicicleta, mas sozinha, talvez não fosse boa ideia, pois não percebo nada de bikes! Até que, um dia, em conversa com a Inês, descobri que também eles (Inês e Fernando) estavam a pensar fazer o Caminho este ano e tinham igualmente a condicionante das férias... começámos a falar e surgiu a ideia de fazer o Caminho em bicicleta... e porque não?! Afinal, todos tínhamos bike e, principalmente, vontade de fazer o Caminho! Além da grande segurança transmitida pelo Fernando relativamente a questões técnicas e mecânicas! ;)
Começámos a ver as datas possíveis para a nossa aventura e os locais de partida... decidido: 1ª semana de Junho - Astorga! Os primeiros treinos oficiais foram a 17 de Março, mas, foi a 21 de Março que "materializámos" a nossa ideia, construindo o perfil e definindo as etapas, aperfeiçoado pelo engenho da Inês! Na semana seguinte, fui ter com a Inês e com Fernando a Santa Cruz para "tratarmos" da bike, graças ao nosso "bike-profissional" e depois lá fomos em passeio tranquilo na companhia das princesas Margarida e Marta!
E foi assim que tudo começou!!!